Páginas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

/aos proFEssores, fé na educação

Uma pesquisa feita com mais de quatro mil professores, nas capitais, com o objetivo de saber a opinião dos professores sobre a formação inicial que receberam, e também sobre a adaptação do currículo às necessidades profissionais, exibida hoje pelo jornal Bom dia Brasil mostrou que mais da metade (57%) dos docentes acha que a qualidade do sistema educativo está ligada à qualidade do professor. “Eles não têm muita ideia do que é de fato a sala de aula, não aprenderam a ensinar, não aprenderam a prática”, diz a coordenadora da pesquisa Gisele Wajskop.

Ainda com as dificuldades para o exercício da profissão, 72,6% dos professores afirmaram que não perderam o entusiasmo que tinham no início da carreira. Que bom! Porque o país é apenas o 80° de 129 países, segundo levantamento da Unesco em qualidade de Educação.

O professor é uma das profissões mais nobres, assim como o médico salva vidas, o professor salva o futuro e infelizmente não são reconhecidos nem valorizados, prova disso são os baixos salários. As faculdades, no entanto, despejam todos os anos no mercado de trabalho recém-formados incapazes de comandarem uma sala, e mais importante, incapazes de ensinar.

Segundo o colunista do Bom dia Brasil, Alexandre Garcia, o professor é destinado a estimular a formação, a descoberta, a curiosidade, ensinar a pensar. "Alunos do Ensino Médio saem desinformados. Alunos do Ensino Superior, de Jornalismo, por exemplo, se formam sem saber quem foi Winston Churchill, por exemplo. Bacharéis em Direito não conseguem passar na prova da OAB, residentes em medicina assustam os médicos. Alguma coisa precisa ser feita."

Aos professores, na educação. E feliz dia dos mestres.

3 comentários:

Mário Liz disse...

aproveitando a chuva, aqui vou eu chover um pouco no molhado: a educação é a única salvação para o nosso país crescer uniformemente.

Estamos rumo ao estrelato, mas, para que as estrelas brilhem como realmente devem brilhar, é preciso expurgar a nuvem do analfabetismo e do analfabetismo funcional do nosso páis.

Na era da informação "mais-que-imediata"; educação de má qualidade é intolerável.

Silas Paixão disse...

"Ensinar é um dom ou um talento???"
"Ensinar é uma qualidade ou uma habilidade???"

Ensinar o seu aluno a pensar!!!
TA ai uma coisa interessante...

UM professor bom é assim considerado pelo nivel de seu conhecimento talvez...mas num sistema onde todos tÊm o mesmo padrão de ensino, o que falta para que exista uma boa formação???


o Talento é algo que agente busca e adquire. Dom é natural!
Então se vc Adquire o "TALENTO" na formação academica, talvez falte o "DOM" para realizar a pratica.

Pra pensar, quando agente adquire talento, obtem-se a HABILIDADE pra resolver um problema. Então se vc tem o TALENTO + HABILIDADE, o que falta pra vc chegar ate a QUALIDADE??????

Jonas Costa disse...

Edna,
Posso publicar este artigo na Gazeta do Vale? O texto está ótimo.
Jonas Costa (Jornalismo VI)