Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Extensão em Telejornalismo 2010


Durante a Extensão em Telejornalismo este ano, sete vídeos foram produzidos pela equipe em que eu estava integrada, um dos VTs foi elaborado especificamente para o Concurso CNN. Todos foram transmitidos pela TV Libertas, estão publicados no site angulodanoticia.com.br e no blog portifolioednamotta.blogspot.com.

Veja lá no portifolioednamotta.blogspot.com, na página Vídeos o VT 'Alimentação em repúblicas - risco à saúde?' a última produção do ano da equipe de Extensão em Telejornalismo: Edna, Ana Luiza, Jéssica e Edson, com orientação da professora Hellen Morais.

O VT conta a história de três universitários que vivem em repúblicas na cidade de Pouso Alegre com enfoque na alimentação dos estudantes. Morar sozinho nem sempre significa comer mal, mas para quem não sabe cozinhar e vive a base de fast foods, a nutricionista dá dicas para não ficar doente por conta de má alimentação.

Bastidores..........


Produzir este vídeo de pouco mais de 3 minutos demandou várias semanas, entre agendar com os entrevistados nas suas respectivas repúblicas, conciliar os horários dos integrantes da equipe com a disponibilidade do entrevistado, agendar equipamentos... Tudo isso conciliado com o trabalho e a faculdade de cada um dos futuros jornalistas! Não foi fácil!

Na casa da Jéssica, fonte e integrante da equipe (!) a Ana Luiza fez mil imagens e gravamos a entrevista algumas vezes. Jéssica foi registrada em todos os seus momentos: comendo pizza de 'ontem', tomando coca-cola, tocando violão, lendo, fazendo chapinha e make-up! Foi divertido!

O Edson entrevistou a estudante de Publicidade Rafaela e Ana filmou tudo, explorando os ângulos que nem a gente sabe que existe!!! Já na casa do estudante de Biologia, Rochilan, os repórteres Edson e Ana Luiza encontraram a fonte e o ambiente propício para a filmagem: um morador de república com a mão na massa, ou melhor, fazendo bolo! Claro que para cobrir o OFF não faltaram imagens!

E ainda, entrevistamos a simpática nutricionista Flávia Junqueira no Supermercado Center Box que getilmente nos cedeu alguns minutos para a filmagem.

Depois de tudo isso, o trabalho fica ainda mais árduo: com horas de gravação na mão era necessário ter o poder de tranformá-las em minutos, mais precisamente 3 minutos. Depois da decupagem, tinha ainda o texto. Texto que foi corrigido pela nossa querida professora Hellen sabiamente. Como é possível melhorar tanto um texto!!?? Tudo bem... experiência! Um dia chegamos lá!

Texto aprovado. Imagens selecionadas. E eu estava já há uma semana gripada e com a voz rouca, não poderia gravar o OFF.... Mesmo sem ter sarado totalmente, gravei o OFF e fiquei com a voz levemente fanha e com alguns picos na respiração, mas saiu!

"Alimentação em repúblicas - risco à saúde?" é o último vídeo produzido na Extensão em Telejornalismo em 2010. Vídeo que mostra nossa evolução na pauta, nos textos, nos ângulos, nas imagens e que, de longe, ficou ótimo!

Ano que vem o Projeto Experimental em vídeo orientado pela Hellen Morais nos aguarda! [Equipe: Ana Luiza, Edna, Jéssica e Juliana]

2 comentários:

Unknown disse...

Passei para desejar um 2011 grandioso com ótimas manchetes, excelentes entrevistas e tudo mais que você desejar.
Beijo!

Edna Motta disse...

Obrigada e Amém! Que 2011 seja grandioso!!! a todos nós!