Páginas

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

/quando os Simpsons visitaram o Rio de Janeiro...

Os Simpsons é a primeira série de desenho animado que conquistou o público adulto, neste ano completa 20 anos de sucesso. O criador da família Simpson é um dos homenagiados no Mipcom, maior feira áudio-visual do mundo que acontece, esta semana, em Cannes, Matt Groening falou ao Meio & Mensagem sobre o episódio exibido em 2002, quando o Rio de Janeiro foi alvo do humor politicamente incorreto.

Matt Groening e seu produtor-executivo Al Jean relembraram do episódio na cidade "maravilhosa", onde macacos pulam em turistas e Homer é sequestrado. Jean começou diplomaticamente "Em primeiro lugar, queremos cumprimentar o Rio pela conquista das Olimpíadas de 2016".

'"Não faz parte dos nossos objetivos ofender ninguém, mas é natural que quando a gente brinque dentro do nosso estilo acabemos pisando em alguns pés, infelizmente continuará sendo assim. Brincamos porque somos pessoas felizes", disse Groening. Al Jean, porém, reconheceu que o reflexo disso acaba respingando um pouco na imagem dos EUA. "Sei que nosso país acaba não ficando muito bem com isso". Jean afirma que recebeu na ocasião protestos e também elogios de muitas brasileiros que, segundo ele, levaram a brincadeira na esportiva.'

Groening explicou que sempre faz piadas sobre todos os locais que seus personagens da família Simpson visitam na série e que nem sempre isso é bem recebido.

O Rio de Janeiro, depois da euforia da conquista para sediar as Olimpíadas 2016, tem que se estruturar física e psicologicamente para receber os gringos e deixar que eles levem boas e verdadeiras impressões, ao contrário do episódio em que Lisa fala que o governo brasileiro pinta de colorido os ratos da favela pra impressionar os turistas!

Um comentário:

Éverton de Assis disse...

Sou suspeito para falar de Simpsons, mas como estou fazendo uma monografia sobre HQ tenho que te falar que o Prof JB tem uma monografia de Campinas que mostra toda a trajetória e como os personagens era e surgiram! Tá loko seu blog Bjão Moça da Borda!